Pela disseminação de
conhecimento científico para
qualificar as políticas públicas
de primeira infância no Brasil.
Pela disseminação de conhecimento científico
para qualificar as políticas públicas de
primeira infância no Brasil.
O Prêmio Ciência Pela Primeira Infância
tem o objetivo de identificar e reconhecer pesquisadores e pesquisadoras que tenham realizado pesquisas com foco em temáticas de primeira infância, a fim de promover a disseminação do conhecimento científico produzido visando apoiar a formulação ou qualificação de políticas públicas em primeira infância no Brasil.
O Prêmio Ciência Pela Primeira Infância tem o objetivo de identificar e reconhecer pesquisadores e pesquisadoras que tenham realizado pesquisas com foco em temáticas de primeira infância, a fim de promover a disseminação do conhecimento científico produzido visando apoiar a formulação ou qualificação de políticas públicas em primeira infância no Brasil.
Serão selecionados pesquisadores e pesquisadoras a partir da inscrição de uma pesquisa que seja relacionada a, pelo menos, um dos eixos temáticos abaixo, que representam desafios relevantes para a promoção do desenvolvimento na primeira infância no Brasil:
Um olhar para a diversidade social, étnico-racial e cultural das crianças indígenas, quilombolas, negras, ribeirinhas, vivendo em áreas rurais vulneráveis ou áreas de fronteira.
Um olhar para a diversidade social, étnico-racial e cultural das crianças indígenas, quilombolas, negras, ribeirinhas, vivendo em áreas rurais vulneráveis ou áreas
de fronteira.
Pesquisas sobre como a desigualdade socioeconômica, o racismo, a infância em situação de rua ou a infância em famílias monoparentais podem impactar o desenvolvimento na primeira infância.
Pesquisas de avaliação da implementação ou sobre os efeitos de políticas, programas ou serviços voltados a crianças de 0 a 6 anos ou suas famílias.
Um olhar para a diversidade social, étnico-racial e cultural das crianças indígenas, quilombolas, negras, ribeirinhas, vivendo em áreas rurais vulneráveis ou áreas
de fronteira.
Pesquisas sobre como a desigualdade socioeconômica, o racismo, a infância em situação de rua ou a infância em famílias monoparentais podem impactar o desenvolvimento na primeira infância.
Pesquisas de avaliação da implementação ou sobre os efeitos de políticas, programas ou serviços voltados a crianças de 0 a 6 anos ou suas famílias.
Buscamos reconhecer pesquisadores(as) que estejam envolvidos com a temática da primeira infância no Brasil em sua carreira acadêmica e que tenham interesse/ disponibilidade para disseminar uma de suas pesquisas por meio de veículos como publicações, imprensa ou redes sociais, visando a sensibilização de gestores públicos.
Brasileiros ou estrangeiros;
Com titulação mínima de Doutor;
Vinculados a instituição pública ou privada de ensino superior no Brasil reconhecida pelo MEC ou a instituto de pesquisa da sociedade civil ou do poder público do Brasil;
Que tenham realizado/coordenado pelo menos uma pesquisa sobre um dos 3 eixos temáticos. A pesquisa pode ser: qualitativa ou quantitativa, com fonte de dados primários (coleta de dados em campo) ou dados secundários (oriundos de bases de dados);
Que tenham conduzido a pesquisa há, no máximo, 5 anos ou que tenham uma pesquisa em andamento, com previsão de término de análise de dados até agosto de 2022;
Que tenham publicado ou não a pesquisa em periódicos científicos;
Que tenham poder/ autonomia para inscrever a pesquisa nesta premiação e definir quais os canais de comunicação utilizados para divulgar seus resultados;
As pesquisas e pesquisadores(as)
inscritos neste Prêmio serão avaliadas
com base nos critérios abaixo:
As pesquisas e pesquisadores(as) inscritos neste Prêmio serão avaliadas com base nos critérios abaixo:
Adequação da pesquisa aos princípios
e valores dessa premiação e a
um dos três eixos temáticos.
Adequação da pesquisa aos princípios e valores dessa premiação e a um dos três eixos temáticos.
Avaliação do rigor científico aplicado ao desenho e desenvolvimento da pesquisa
Potencial de utilização do conhecimento produzido na pesquisa para apoiar a formulação ou qualificação de políticas públicas de
primeira infância
Potencial de utilização do conhecimento produzido na pesquisa para apoiar a formulação ou qualificação de políticas públicas de primeira infância
Análise do currículo Lattes quanto à trajetória profissional e produtividade do pesquisador.
Análise do currículo Lattes quanto à trajetória profissional e produtividade do pesquisador.
*Esta premiação poderá adotar critérios de priorização relacionados à:
● Raça/cor do pesquisador:
priorizando pesquisadores
negros, pardos ou indígenas
● Região do país onde o
pesquisador atua: priorizando pesquisadores do Norte ou
Nordeste do Brasil
*Esta premiação poderá adotar critérios de priorização relacionados à:
● Raça/cor do pesquisador: priorizando pesquisadores pretos, pardos ou indígenas
● Região do país onde o pesquisador atua: priorizando pesquisadores do Norte ou
Nordeste do Brasil
O processo do Prêmio Ciência Pela Primeira Infância conta com seis etapas,
sendo três delas dedicadas à avaliação.
Preenchimento do formulário
de inscrição online
Avaliação dos formulários e dos resumos das pesquisas enviadas, de acordo com os critérios de elegibilidade e de avaliação do Regulamento, realizada pela equipe da ponteAponte.
Entrevista com a equipe do ponte a ponte, e avaliação de 20 pesquisadores semifinalistas por um comitê técnico que definirá os 15 finalistas levando em conta os critérios de avaliação do regulamento.
Oficinas sobre disseminação do conhecimento científico em primeira infância aplicado às
políticas públicas.
Avaliação da versão revisada dos resumos expandidos pelo NCPI
e seus parceiros para seleção de até 6 vencedores.
Pprodução de publicações voltadas à apoiar a formulação ou qualificação de políticas públicas em
primeira infância.
Preenchimento do formulário de inscrição online
Avaliação dos formulários e dos resumos das pesquisas enviadas, de acordo com os critérios de elegibilidade e de avaliação do Regulamento, realizada pela equipe da ponteAponte.
Entrevista com a equipe do ponte a ponte, e avaliação de 20 pesquisadores semifinalistas por um comitê técnico que definirá os 15 finalistas levando em conta os critérios de avaliação
do regulamento.
Oficinas sobre disseminação do conhecimento científico em primeira infância aplicado às políticas públicas.
Avaliação da versão revisada dos resumos expandidos pelo NCPI e seus parceiros para seleção de até
6 vencedores.
Produção de publicações voltadas à apoiar a formulação ou qualificação de políticas públicas em primeira infância.
Até 15 pesquisadores(as) receberão:
Lançamento do
prêmio e abertura
das inscrições
Webinário de apoio
às inscrições
Término
das inscrições
Avaliação das inscrições e entrevistas
com até 20 semifinalistas,
selecionados por um comitê técnico
Avaliação das inscrições e entrevistas com até 20 semifinalistas, selecionados por um comitê técnico
Divulgação dos 15 finalistas e
realização de formação sobre
disseminação de conhecimento
para a qualificação de políticas
públicas de primeira infância
Divulgação dos 15 finalistas e realização de formação sobre disseminação de conhecimento para a qualificação de políticas públicas de primeira infância
Produção de publicações para disseminação do conhecimento
científico voltado à qualificação
de políticas públicas
Produção de publicações para disseminação do conhecimento científico voltado à qualificação de políticas públicas
O Prêmio Ciência Pela Primeira Infância é uma iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI). Ele busca reconhecer pesquisadoras e pesquisadores a partir da seleção de pesquisas que tenham resultados relevantes para q a formulação ou qualificação de políticas públicas, programas ou serviços s voltados a crianças na primeira infância (com idade entre 0 e 6 anos) ou suas famílias.
A participação nesta chamada é voluntária e gratuita – não haverá cobrança de taxa no processo de seleção, e em nenhuma outra etapa da premiação.
Atenção: as inscrições foram prorrogadas do dia 13 a 20 de julho de 2022.
Pesquisas que:
Não. Toda inscrição deve ser feita como pessoa física e ter um responsável, que será o ponto de contato. O pesquisador que se inscrever deve ter autonomia para produzir novos conteúdos a partir da pesquisa, e poder de decisão sobre os canais de comunicação utilizados para divulgar os resultados da pesquisa, podendo ou não reconhecer os co-autores originais nessas novas produções.
Resumo expandido é um documento que inclui uma breve introdução da sua pesquisa contendo conteúdos sobre a justificativa do estudo e a relevância do tema para o contexto estudado, objetivo da pesquisa, descrição do método da pesquisa com informações sobre o desenho do estudo, fonte de dados, período da coleta, análise de dados realizada, resultados e implicações dos resultados da pesquisa para as políticas públicas de primeira infância. O resumo expandido será submetido no formulário do Prêmio, no ato da inscrição.
Sim. A participação do(a) pesquisador(a) no treinamento e a disponibilidade para produção do texto são requeridas, sendo que a ausência ou falta de dedicação em alguma etapa do processo sem prévia justificativa poderá resultar em sua desclassificação.
Até 15 (quinze) pesquisadores(as) serão selecionados(as) como finalistas do prêmio, e dentre estes, até 6 (seis) serão selecionados(as) como vencedores(as) do Prêmio.
O valor da premiação para os(as) finalistas poderá ser utilizado para atividades de
aprimoramento e potencialização do(a) pesquisador(a), tais como:
O acompanhamento do uso do recurso será realizado pela ponteAponte, através de formulário online enviado por e-mail ao final do processo.
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Núcleo Ciência pela Infância (NCPI): criado em 2011, o NCPI é uma coalizão que tem por objetivo produzir e disseminar conhecimento científico sobre o desenvolvimento da Primeira Infância para promover e qualificar programas e políticas públicas para crianças brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Representado juridicamente pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o NCPI é composto, atualmente, por sete organizações: Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, David Rockefeller Center for Latin American Studies, Faculdade de Medicina da USP, Fundação Bernard van Leer, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper e Porticus América Latina.
ncpi.org.br
Criada em 2011, a ponteAponte é uma consultoria cuja missão é fortalecer o campo
socioambiental brasileiro a partir do olhar sistêmico, técnico e estratégico para o
investimento social privado e a filantropia, potencializando iniciativas de impacto social
coletivo. Para isso, atua em três frentes principais: i) elaboração e/ou revisão de estratégias
de investimento social privado; ii) gestão de chamadas de impacto socioambiental; e iii)
acompanhamento/potencialização das iniciativas selecionadas nestas chamadas.
https://ponteaponte.com.br/
Núcleo Ciência pela Infância (NCPI): criado em 2011, o NCPI é uma coalizão que tem por objetivo produzir e disseminar conhecimento científico sobre o desenvolvimento da Primeira Infância para promover e qualificar programas e políticas públicas para crianças brasileiras em situação de vulnerabilidade social. Representado juridicamente pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, o NCPI é composto, atualmente, por sete organizações: Center on the Developing Child da Universidade de Harvard, David Rockefeller Center for Latin American Studies, Faculdade de Medicina da USP, Fundação Bernard van Leer, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper e Porticus América Latina.
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Criada em 2011, a ponteAponte é uma consultoria cuja missão é fortalecer o campo socioambiental brasileiro a partir do olhar sistêmico, técnico e estratégico para o investimento social privado e a filantropia, potencializando iniciativas de impacto social coletivo. Para isso, atua em três frentes principais: i) elaboração e/ou revisão de estratégias
de investimento social privado;
ii) gestão de chamadas de
impacto socioambiental; e iii) acompanhamento/potencialização
das iniciativas selecionadas
nestas chamadas.
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